Notícias sobre o Castelo Hohenzollern deixaram os entusiastas da Nobreza muito interessados: Sua Alteza o Príncipe Karl Friedrich von Hohenzollern-Sigmaringen, Chefe do Ramo Principesco dos Hohenzollern, historicamente proprietário de 1/3 do Castelo Hohenzollern decidiu doar a sua parte do Castelo para Sua Alteza Real o Príncipe Georg Friedrich von Hohenzollern, Duque da Prússia, Chefe da Casa Real da Prússia.
O Castelo de Hohenzollern possui cerca de 1.000 anos de história, marcada por momentos gloriosos e sombrios. O castelo atual é a terceira fortaleza na montanha Zoller. Após a destruição e decadência de seus dois predecessores, foi reconstruído entre 1850 e 1867, tornando-se maior e mais belo do que nunca. Ainda hoje, o castelo é propriedade privada da família Hohenzollern. Em tempos de guerra, serviu como um baluarte seguro para os Condes de Zollern. Hoje, abre seus portões diariamente para visitantes de todo o mundo, oferecendo um vislumbre de seus magníficos aposentos.
A partir de 2026, pela primeira vez na história, o Hohenzollern Burg terá apenas um único proprietário, na pessoa do Chefe da Casa Real da Prússia.
Karl Friedrich está se concentrando no Castelo de Sigmaringen.
A Família Principesca anunciou ainda que esta medida transfere toda a responsabilidade pela operação, preservação e desenvolvimento cultural do Castelo para o Príncipe Georg Friedrich. Os dois antigos coproprietários pretendem concentrar-se mais na gestão dos seus próprios castelos no futuro. "Agradeço ao meu primo pelos muitos anos de cooperação construtiva. Eu próprio gostaria de me concentrar na preservação e no desenvolvimento do Castelo de Sigmaringen", afirmou Karl Friedrich von Hohenzollern, citado no comunicado.
A resposta do Chefe da Casa Real da Prússia a tão grande presente não se fez esperar:
“Sou profundamente grato ao meu primo pelo seu enorme apoio e compromisso partilhado com a nossa casa ancestral. A nossa estreita parceria tem sido fundamental para a preservação e desenvolvimento do castelo. A nossa colaboração continuará em muitas áreas”, disse Georg Friedrich.
Os dois chefes de família sentam-se juntos no conselho da Fundação Princesa Kira da Prússia, que também está sediada no Castelo de Hohenzollern.
Acordo sobre questões de propriedade
Com mais de 300.000 visitantes anualmente, o Castelo de Hohenzollern, perto de Bisingen , no distrito de Zollernalb, é um dos museus privados de maior sucesso na Alemanha. O Príncipe Georg Friedrich chegou a um acordo na primavera para resolver antigas pendências relativas à propriedade. Como resultado, grande parte da antiga coleção real prussiana foi transferida para a recém-criada Fundação de Arte Hohenzollern. O Príncipe Georg Friedrich é o Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação.
Comentários
Postar um comentário