Um Bourbon e um Habsburgo entram em uma sala... esse bem poderia ser o início de uma piada, se não tivesse mesmo ocorrido nos últimos dias, quando Sua Alteza Imperial & Real o Arquiduque Georg von Habsburg-Lorena, Príncipe Imperial da Áustria, Príncipe Real da Hungria, Boêmia, Dalmácia, Galícia, Lodoméria e Ilíria (muitos desses países já nem existem mais, após a queda da Monarquia Dual do Império Austro-húngaro em 1918) apresentou suas credenciais como novo Embaixador da Hungria na Corte de Sua Majestade Católica.
Sua Majestade El-Rei Felipe VI de Espanha parecia muito à vontade com a presença de um Arquiduque em Seu Palácio Real de Madrid, mesmo sabendo que, se a história da Guerra de Sucessão Espanhola de 1700 tivesse um final diferente, e a Casa de Bourbon não tivesse vencido à Casa de Habsburg na disputa pelo Trono da Monarquia Católica (como oficialmente é conhecida a Monarquia da Espanha), poderia ser Georg, ou mais pontualmente seu irmão mais velho, Karl, Duque de Bar, o Rei da Espanha.
![]() |
| O Rei e o Arquiduque conversam após a entrega das cartas credenciais |
O momento da entrega das Credenciais por um Arquiduque d'Áustria chamou muito a atenção dos espanhóis, que se recordam bem que antes dos Bourbon, foram os Habsburg a reinarem sobre a Espanha, desde Felipe I, marido de Juana "A Louca", pai de Carlo I e V, Rei da Espanha e Sacro Imperador Romano, até Carlos II, que morrendo sem ter filhos, colocou a Europa em guerra: de um lado à França de Louis XIV, determinada a colocar no trono um de seus netos, Felipe, Duque d'Anjou, neto de uma irmã de Carlos II. Do outro lado à Áustria dos Habsburgos, determinada a conservar esse Trono de sua família, e apoiada nisso pela Inglaterra, Países Baixos Austríacos e quase todo o próprio Sacro Império Romano-Germânico... mesmo contra quase todas as probabilidades, à França ganhou, e até hoje, 326 anos depois, são os Bourbon a reinarem sobre a Espanha... e os espanhóis ainda recordam sua anterior Família Real...


Comentários
Postar um comentário