Pular para o conteúdo principal

Mudanças nas Leis de Sucessão da Casa Imperial da Rússia



Vem sendo noticiado que, Sua Alteza Imperial a Grã-Princesa* Maria Vladimirovna Romanoff, Chefe da Casa Imperial da Rússia, estuda mudar as Regras da Lei de Sucessão da Casa Imperial Russa.

A parte que pretende ser modificada pela Grã-Princesa é justamente a chamada "Emenda de 20 de março de 1820" publicada pelo Imperador Alexander I da Rússia, que decretava que todos os Dinastas russos eram obrigados a casarem-se com pessoas provindas de Casas Reais ou de Casas Reinantes. Ainda há a exigência de que o nubente seja Ortodoxo Russo, ou que converta-se, antes do casamento.

A Grã-Princesa Maria, filha do anterior Chefe da Casa Imperial, o Grão-Príncipe Vladimir Kirillovich da Rússia, casou-se em 22 de setembro de 1976 com Sua Alteza Real o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia, que teve de converter-se ao ortodoxismo russo, adotando o nome de Miguel Pavlovich, recebeu do então Chefe da Casa Imperial da Rússia o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.

A Grã-Princesa Maria, em dia de seu casamento, com o Príncipe Francisco Guilherme da Prússia.


O casal separou-se em 1982, apenas um ano depois do nascimento do único filho do matrimônio, Jorge Mikhailovich, que apesar de ser filho de um Príncipe da Prússia, foi considerado como o herdeiro da Casa Imperial Russa (ocupando o 2º lugar, após sua mãe), recebendo assim o sobrenome de Romanoff, e o título de Grão-Príncipe da Rússia, com o tratamento de Alteza Imperial.

Ocorre agora que o Grão-Príncipe Jorge da Rússia, que já está com a idade de 37 anos, ainda não conseguiu casamento com nenhuma princesa de sangue real (sendo que a exigência para que a noiva converta-se à fé ortodoxa é ainda outro problema). Preocupada com o fato, a Grã-Princesa Maria busca agora por mudanças.

A Grã-Princesa Maria, com seu filho e herdeiro, o Grão-Príncipe Jorge da Rússia.


Ocorre que qualquer mudanças na Lei de Sucessão irá trazer à tona as velhas disputas pela Chefia da Casa Imperial, levadas à frente pela chamada "Associação da Família Romanoff", que reúne o maior número de descendentes da Família Imperial Russa, e que reclamam pelo fato de não terem o status de Dinastas, justamente por descenderem de casamentos desiguais... 

Para evitar esses conflitos, a Grã-Princesa Maria esperou pela morte de dois de seus primos, os Príncipes Nicholas (1922-2014) e Dimitri Romanovich (1926-2016), que foram presidentes da "Associação da Família Romanoff", e protestavam pelo fato de terem perdido o status dinástico pelo casamento.

Contudo, qualquer mudança na Lei de Sucessão precisará obrigatoriamente da anuência da Igreja Ortodoxa Russa, e a Chefe da Casa Imperial está à espera da aprovação por parte do Patriarca de Moscou, que até agora não respondeu aos apelos da Grã-Princesa.


_____________________________
Notas: O título correto é de Grão-Príncipe da Rússia, ou Grã-Princesa da Rússia (em russo, Великий Князь). O título de "Grão-Duque" ou de "Grã-Duquesa" da Rússia é uma tradução mal feita do original russo. 

Os filhos e netos do Imperador da Rússia recebiam o título de Grão-Príncipes e de Grã-Princesas, e os demais apenas o título de Príncipes e Princesas.

Comentários

Matérias mais lidas da Revista

Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea Giangiacomo Gonzaga Trivulzio Galli, 18º Príncipe de Mesolcina, visita o Castelo de Viglas

 Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea III Giangiacomo Gonzaga Trivulzio Galli, 24º Duque e 18º Príncipe de Mesolcina, de Mesocco e do Sacro Império Romano-Germânico, 21º Duque de Alvito, 20º Conde-Duque de Atina, Duque de Venosa, Melfi e Bojano,  Marquês de Vigevano, Marquês e Conde de Melzo e Gorgonzola, Marquês d'Isola, Marquês de Scaldasole, Marquês de Pizzighettone, Marquês de Castelnuovo Scrivia, Marquês de Formigara, Marquês de Vallemagna, Marquês de Picoleone, Marquês de Balbiano Conde de Trivulzio, Landgrave del Trè Pievi, Conde de Borgomanero, Conde de Castelgrande, Conde de Castenuovo di Tortona, Conde de Cavrià, Conde de Lauria, Conde de Melegnano, Conde de Monteodorisio, Conde de San Giovanni in Croce , Barão Imperial de Retegno, Bettola e Dornberg, Chefe da Sereníssima Principesca e Ducal Casa de Mesolcina, fez uma visita ao Castelo de Viglas, lar de seus antepassados, a convite de seu primo, Daniel von Rechitar, 9º Barão e 1º Conde von Rechitar, atual Senh...

Sua Alteza Sereníssima o Príncipe D. Andrea Giangiacomo Gonzaga Trivulzio Galli, atual Príncipe de Mesolcina e de Mesocco, atual Duque de Alvito, escreve uma bela reflexão sobre o seu sobrenome

Foi publicado no site oficial da Sereníssima Principesca e Ducal Casa de Gonzaga Trivulzio Galli , de Mesolcina e Alvito uma interessante reflexão sobre o sobrenome triplo Gonzaga-Trivulzio-Galli (que em sua forma oficial é escrito sempre sem hífen, como é o costume entre a Nobreza italiana). O texto, assinado por Sua Alteza Sereníssima o Príncipe Don Andrea III Gonzaga Trivulzio Galli, 24º Duque e 18º Príncipe de Mesolcina, de Mesocco do Sacro Romano Império, 18º Príncipe de Mesolcina-Retegno-Bettola-Dornberg, 21º Duque d'Alvito, 20º Conde-Duque d'Atina, 18º Príncipe de Trivulzio-Galli, Príncipe Pontifício de Canterano e Príncipe Romano de Primeira Classe, Príncipe de Molise e de Sannio, Príncipe de Pontemuro, Duque de Venosa, Duque de Melfi, Duque de Bojano, Marquês de Castel Goffredo, Marquês de Vigevano, Marquês e Conde de Melzo e Gorgonzola, Marquês d'Isola, Marquês de Scaldasole, Marquês de Pizzighettone, Marquês de Castelnuovo Scrivia, Marquês de Formigara, Marquês d...

António Maria Infante da Câmara Mascarenhas, novo Marquês de Fronteira

Após a triste notícia da morte de Dom Fernando José Fernandes Costa Mascarenhas, XII Marquês de Fronteira, IX Marquês de Alorna, XIII Conde da Torre, XIII Conde de Assumar, XII Conde de Coculim, seu primo-sobrinho, Dom António Maria Infante da Câmara Mascarenhas, filho de Dom José  Maria Mascarenhas, Conde de Assumar, primo do XII Marquês, tornar-se-á o novo Chefe da Casa de Fronteira, Alorna e Távora, como  XIII Marquês de Fronteira, X Marquês de Alorna. XIV Conde de Assumar, XIV Conde de Alorna, XIII Conde de Coculim, ou esses títulos passarão a seu pai, Dom José Maria, Conde de Assumar? Será respeitada a vontade do defunto Marquês ou se iniciará uma briga pelos títulos do mais querido aristocrata português? Dom Fernando Mascarenhas Dom Fernando Mascarenhas , presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, morreu esta quarta-feira em Lisboa, aos 69 anos. A sua oposição ao regime do Estado Novo e, depois do 25 de Abril, o modo como colocou o patrimônio f...