Dom José Maria Pinto Basto Mascarenhas, novo Marquês de Fronteira e Alorna após a morte de Dom Fernando
Após a triste notícia da morte de Dom Fernando José Fernandes Costa Mascarenhas, XII Marquês de Fronteira, IX Marquês de Alorna, XIII Conde de Assumar, XIII Conde da Torre, XII Conde de Coculim, chefe das Casas de Froneteira, Alorna e Távora, seu primo Dom José Maria Pinto Bastos Mascarenhas, XIV Conde de Assumar, e não o filho deste, Dom António Maria Infante da Câmara Mascarenhas, Conde de Coculin, é o novo Chefe das Casas de Fronteira, Alorna e Távora, como XIII Marquês de Fronteira, X Marquês de Alorna, XIV Conde de Assumar, XIV Conde da Torre, conforme foi noticiado hoje pelo INP- Instituto da Nobreza Portuguesa, órgão delegado por Sua Alteza Real o Sr. Dom Duarte Pio de Bragança para tratar sobre as questões da sucessão dos títulos de Nobreza.
Ao contrário do que havia sido antes publicado, será o pai, Dom José Maria, e não o filh, Dom António Maria a suceder na Chefia das Casas de Fronteira e Alorna. O falecido Marquês Dom Fernando havia designado o primo-sobrinho para o suceder, no seu livro "Sermão ao meu Sucessor", porém, a vontade do falecido não foi mais forte do que a leis que regem os títulos de Nobreza na república portuguesa...
Dom António se manterá como XIII Conde de Coculim, título em que foi encartado pelo INP em 2007. Tal título vem sendo utilizado para designar o herdeiro aparente das Casas de Fronteira, Alorna e Távora, todavia, o pai de Dom António, também encartado desde 2007 pelo INP como XIV Conde de Assumar, não quis ficar de fora da listagem dos Marqueses, e assumiu os títulos da Chefia de sua Casa, como corretamente lhe competia.

Comentários
Postar um comentário